Minhas 5 ferramentas favoritas para a escolha de cores

Leandro S. Costa
3 min readJun 14, 2017

--

Créditos Joel Filipe

Cores, parte fundamental de qualquer trabalho que envolva o mínimo de design e que muitas das vezes é deixada de lado na lista de prioridades, a verdade é que, escolher uma paleta adequada, pode mudar completamente a experiência do usuário com o seu produto e quando digo produto, falo não só de websites e aplicativos, falo também daquela apresentação em Power Point por exemplo. O estudo das cores é algo complexo que exige relativo tempo, mas graças a esta era das facilidades, existem ferramentas que facilitam, e muito, esta tarefa e vou citar aqui as uso para me dar aquela força na hora de iniciar um projeto web.

Adobe Color

Antigamente chamada de Adobe Kuler, é uma das ferramentas que mais usei, nela você pode criar sua paleta de cores baseadas em fotos, salvar e gerenciar cores, ver paletas criadas por outros usuários e pesquisar por temas. Além disso, utilizando sua conta Adobe, você pode carregar as suas paletas em diferentes softwares como Photoshop e Illustrator, por exemplo.

Google Material

Muito útil para a criação de aplicativos ou de websites mais institucionais, esse material traz, além de uma vasta gama de cores, sugestões para a hierarquia da informação que podem te ajudar na hora de decidir a cor de um botão, por exemplo. Outro item muito interessante deste guia é o que não se deve fazer, se você não tem muita noção de design, a leitura é extremamente indicada.

uiGradients

Trabalhar com gradientes é bem perigoso, a possibilidade do resultado final ser desastroso é alta, mas se ainda assim você quer embarcar nesta, este site pode te ajudar a fazer escolhas certas.

Flat UI Colors:

Uma limitada coleção de cores comumente utilizadas em layouts flats, é uma alternativa segura na hora de escolher a cor ideal para o projeto.

Color Claim

Atualmente o meu site favorito quando preciso de apenas duas ou três cores que combinam entre sí, o designer Tobias van Schneider criou esta palheta em 2012 para seus projetos pessoais e decidiu compartilhá-la.

Se você tem alguma sugestão de alguma outra ferramente, por favor, deixe nos comentários e se gostou deste artigo, por favor, clique no ♥︎ aí em baixo.

Caso queira se manter atualizado e receber novas postagens, entre na lista VIP de emails clicando aqui.

--

--

Leandro S. Costa
Leandro S. Costa

Written by Leandro S. Costa

Brazilian based in Ireland, Designer and Creative developer

No responses yet